Categorias
Urologista

Câncer de Próstata: entenda os sintomas

Conhecida como o câncer mais frequentes entre os homens depois do câncer de pele, o câncer de próstata é uma doença comum e que muitos homens não costumam conversar a respeito por medo ou desconhecimento.

O que é câncer de próstata?

É um tipo de câncer que acomete a próstata, localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra masculina. Segundo o INCA, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de 75% dos casos ocorrem em idosos.

Quais os sintomas apresentados?

Apesar de muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma no início da doença.

Na fase avançada, o câncer pode provocar dor nos ossos, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Como diagnosticar o câncer de próstata?

Na maioria dos casos o câncer de próstata é diagnosticado através do PSA (exame realizado através de uma amostra sanguínea) ou com toque retal.

Quais os fatores de risco

 Idade

Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia, é recomendado que o toque retal seja realizado a partir de 50 anos, no entanto, homens com histórico familiar de câncer devem iniciar aos 40 anos. Todavia, em ambos os casos o exame deve ser realizado anualmente.

Cor de pele

Homens de pele negra, tem maiores chances de desenvolver este tipo de câncer.

Histórico Familiar

Assim como outras doenças, pacientes com histórico familiar também são mais propensos a desenvolver tumores na próstata.

Obesidade

Homens que sofrem com a obesidade ou com o sobrepeso igualmente fazem parte do grupo de risco.

Como prevenir a o câncer de próstata?

Ingerir alimentos como frutas, verduras, legumes, grãos, cereais integrais, alimentos com baixa taxa de gordura de origem animal, não só ajudam a diminuir os riscos de câncer de próstata, como também de diversas outras doenças.

Além da alimentação, é necessário adotar outros hábitos como realizar o de realizar atividade física diária, diminuir a ingestão de álcool e acabar com o consumo de cigarro.

Como tratar o câncer de próstata?

O tratamento varia de acordo com o tamanho e a classificação do tumor, além do quadro geral do paciente.

Pode haver indicação para remoção cirúrgica da próstata, radioterapia, ou tratamento com hormônios e medicamentos. No entanto, somente um bom especialista saberá orientar a melhor opção a ser adotada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *