bulimia

Bulimia: entenda mais

O que é bulimia?

Apesar de ser um problema alimentar, as causas são psicológicas, por isso o especialista que trata esse problema, é o psicólogo.

A característica mais marcante é dessa doença é o grande esforço afim de evitar o ganho de peso e a preocupação exacerbada com a aparência. Os pacientes podem fazer uso de laxantes em demasia, forçar o vômito após comer, abusar de dietas e exercícios físicos dente várias ações prejudiciais para a saúde.

O que causa a bulimia?

A causa é a preocupação com a aparência e com o peso, todavia, não se sabe ao certo o que leva esses pacientes e chegarem nesse nível de preocupação com a própria imagem.

Há especialistas, no entendo, que apontam as mídias sociais e o culto a imagem que estes trazem, como possíveis desencadeadores do problema.

Apesar do fato de que qualquer pessoa pode desenvolver esse distúrbio, o problema é mais comum em mulheres jovens.

Como saber se uma pessoa tem bulimia?

Os indícios costumam ser a preocupação exagerada com a autoimagem, e depois em consequência surgem os esforços para manter o corpo da maneira desejada.

Pacientes com esse problema geralmente vão ao banheiro imediatamente após as refeições, ou fazem uso de diuréticos e laxantes a fim de controlar o peso.

Como é o tratamento para bulimia?

O tratamento exige calma e paciência, todavia, se mostra efetivo.

É pouco comum que o paciente busque ajuda médica sozinho, por isso há uma ressalta para o papel da família e amigos de pacientes psiquiátricos.

A princípio a psicoterapia deve ajudar o indivíduo, mas ao passar o tempo, caso a terapia não se mostre efetiva, por ser necessário o uso de medicação. É importante que o paciente passe por uma reeducação alimentar, e entenda os limites e as necessidades do seu corpo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>