Categorias
Alergologia Artigos

Bronquite, uma inflamação que deve ser tratada.

O que causa bronquite? Quais os sintomas? Qual especialista pode me ajudar? entenda mais.

O que é bronquite?

É a inflamação dos brônquios (canais que levam ar até os alvéolos pulmonares). A bronquite, portanto, é causada pela mucosa que fica presa nas vias respiratórias.

Quais são os sintomas da bronquite?

Os principais sintomas que podem ser observados são tosse com muco, fadiga e febre. Por isso, a doença é facilmente confundida com gripes e resfriados.

Em suma, os sintomas da gripe podem ser tão fortes como os da bronquite, todavia, o segundo é um quadro mais grave que requer uma atenção especial, principalmente em crianças e idosos.

Quando ir ao médico?

Procurar um médico é sempre necessário ao sinal de qualquer sintoma, entretanto, febre e vômito podem ser indicativos de um quadro mais grave.

O que causa bronquite?

A bronquite pode ser causada por vírus ou bactérias, entretanto contato com poluição e fumaça de cigarros podem levar o paciente a apresentar quadros da doença.

Há mais de um tipo de bronquite?

Sim, há diferentes quadros, porém, apenas um médico capacitado é capaz de realizar o diagnóstico da doença.

Qual é o tratamento?

O tratamento geralmente é feito através de medicamentos (antibióticos e corticoides).

Qual o médico eu devo procurar para tratar a bronquite?

Os médicos mais qualificados para o tratamento dessa doença são os alergologistas, imunologistas ou o pneumologista. Em todo caso, é possível que especialistas como o pediatra, o clínico geral ou o geriatra tratem seus pacientes.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito por análise clínica, porém, é possível que o médico solicite exames de raio X ou de funcionalidade respiratória.

O que fazer antes de se consultar?

Somente um médico está apto para receitar algum tratamento, porém, beber muita água, fazer repouso e manter uma boa alimentação podem auxiliar o paciente até que esse consiga ir ao médico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *