A vasectomia é um método contraceptivo muito procurado por diversos homens, tanto pela sua eficácia quanto simplicidade. O procedimento é feito de maneira que interrompe a circulação de espermatozoides até o canal da uretra.
Apesar de poder ser revertida, o método é eficaz quando o paciente segue corretamente as indicações do médico. É importante que nos 60 dias que procedem a cirurgia, outros métodos contraceptivos como preservativos, sejam utilizados, uma vez que nesse período alguns espermatozoides podem manter-se vivos no canal.
Antes de optar pela cirurgia é necessário consultar um médico urologista para tirar suas dúvidas, todavia, as questões mais preocupantes para os homens são em relação a sua libido, a qual não sofre alterações com esse tipo de procedimento.
Quem pode realizar a vasectomia?
É necessário passar por alguns critérios de avaliação antes que a cirurgia possa ser realizada. O primeiro deles é ter no mínimo 25 anos de idade ou pelo menos 2 filhos vivos. Além disso, é preciso ter estabilidade conjugal, e haver comum acordo do casal (ambos precisam assinar a autorização da cirurgia), em casos de pessoas incapazes psicossocialmente, a decisão pode ser tomada mediante autorização judicial.
Existe também uma avaliação psicológica necessária para que a cirurgia seja autorizada, essa avaliação é feita por um psicólogo, e leva em média 4 sessões para que seja finalizada. O intuito é garantir que o paciente esteja em pleno acordo com a cirurgia, bem como que o mesmo conheça as consequências do procedimento.
A avaliação também pode ser solicitada para cirurgias de laqueadura, uma vez que a mesma tem como intuito a esterilização da mulher. O objetivo se parece com o da vasectomia, garantir que o paciente não esteja sendo forçado a realizar o procedimento bem como avaliar a capacidade emocional e a determinação em prosseguir com o método.