menopausa

Atenção durante a menopausa

A menopausa é um período transitório, onde a mulher encerra seu período de vida fértil. Sabe-se que é um período complicado e sintomático, todavia, é possível amenizar os efeitos.

Atividade física

Realizar atividade física é benéfico em todas as fases da vida, contudo, durante o período da menopausa, exercícios como caminhada, hidroginástica, pilates e musculação, tem efeito positivo em relação a qualidade de vida da mulher. Além de auxiliar no controle do peso, fortalece os ossos e melhora o sistema cardiovascular.

Qualidade de sono

Um dos primeiros efeitos da menopausa é a queda no estrogênio e a queda desse hormônio pode causar insônia e dificuldades para dormir. Quando a qualidade do sono é afetada, diversos problemas de saúde começam a surgir, como a falta de concentração, a diminuição na libido e a fadiga.

Tentar manter horários padrões para dormir e acordar, desligar aparelhos eletrônicos, e manter o ambiente escuro e sem barulho, podem ser métodos eficazes manter uma boa qualidade de sono.

Alimentação

Algumas pequenas mudanças na alimentação podem auxiliar muito para que os sintomas da mulher sejam amenos. A primeira medida indicada é diminuir o sódio na alimentação, uma vez que isso auxilia a controlar o inchaço. Aumentar o consumo de alimentos ricos em magnésio (peixes por exemplo), reduz a fadiga e a irritabilidade características do período da menopausa.

Acompanhamento médico

Os sintomas da menopausa são diversos e variam de acordo com cada mulher, por isso, é importante manter uma rotina de consultas com um especialista, afim de certificar que os sintomas não estejam indicando outras doenças como diabetes e osteoporose.

A partir dos 50 anos, os médicos indicam fazer check-up anual completo, que pode tanto diagnosticar previamente doenças silenciosas da terceira idade, como prevenir o surgimento de diversos problemas de saúde.

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