Artrose: mãos, joelhos e coluna.

O que é?

Osteoartrose (comumente chamada de “artrose”) é uma doença onde as cartilagens se degeneram e as estruturas ósseas próximas a elas se alteram. Ainda assim, os locais mais comuns de se ter a inflamação são: mãos, joelhos e coluna.

Quais são os sintomas?

Os sintomas podem ser leves, agudos, constantes ou periódicos, mas a principal característica é a dor nas articulações, que com o passar dos anos pode prejudicar os movimentos articulares.

O que causa artrose?

Não é possível apontar apenas uma causa para a artrose, entretanto esforço repetitivo e obesidade são situações que contribuem para o surgimento dessa doença. Contudo, traumas, doenças reumatológicas, endócrinas, congênitas do esqueleto e de relação direta com nervos periféricos, também podem estar entre as causas da artrose.

Possui tratamentos?

Não há tratamentos curativos para a artrose, entretanto seções de fisioterapia e uso de medicamentos podem diminuir os sintomas de dor e desconforto.

Quem tem artrose fazer exercícios físicos?

Sim, os exercícios podem até mesmo auxiliar no trato da doença, porém, é necessário um especialista para indicar uma rotina de exercícios que não seja prejudicial a saúde.

Quem sofre desse processo inflamatório, sente muitas dores e um exercício errado pode não só ser doloroso como pode piorar o quadro geral do paciente.

Qual especialista devo procurar?

Popularmente é comum ouvir que o reumatologista e o ortopedista são os responsáveis pelo trato da artrose, porém, a medicina da dor, é uma especialidade que vem ganhando espeço no cenário atual e que pode auxiliar pessoas com essa doença.

É artrose ou atrite?

Há uma diferença em entre as duas, todavia, é possível que alguns pacientes apresentem ambas.

A primeira está ligada a um processo inflamatório, geralmente causado pela sobrecarga articular.

Já o segundo, apesar de também ser um processo inflamatório, é associada ao processo imunológico.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>