Categorias
Artigos Otorrino

Apneia do sono: sintomas durante o dia

Apneia é uma parada respiratória curta, e geralmente, ocorre durante o sono, por isso recebeu o nome apneia do sono. O problema…

Apneia do sono são paradas respiratórias que ocorrem durante o sono. O problema é potencialmente grave, contudo, muitos pacientes demoram a ficar cientes da condição, ocasionando a piora progressiva do quadro. Para o diagnóstico, é necessária a realização de consulta médica e exame físico com otorrino, além da realização do exame de Polissonografia de noite inteira, que pode ser laboratorial ou domiciliar.

Segundo o ministério da saúde, até 30% da população brasileira adulta pode estar sofrendo com apneia do sono.

Apneia obstrutiva do sono

É a forma mais comum do problema, ocorre quando o paciente dorme e relaxa os músculos da garganta, causando assim o bloqueio das vias respiratórias. Uma vez que as vias respiratórias estão bloqueadas, o cérebro recebe menos oxigênio e entende isso como uma ameaça ao organismo, por fim, o paciente é despertado naturalmente para que os músculos voltem ao seu estado normal.

Esse processo de acordar levemente ocorre diversas vezes durante a noite, e isso faz com que o paciente não entre em sono profundo, causando diversos problemas durante o dia do indivíduo, como sonolência, cansaço excessivo, irritabilidade, dificuldade de concentração, dores de cabeça e até acidentes automobilísticos.

Quais as causas da apneia do sono?

São diversas as causas, dentre elas, as mais comuns são a obesidade, aumento das amígdalas, obstrução nasal, alterações esqueléticas da face e fatores genéticos.

O excesso de peso é apontado como um importante fator pois depósitos de gordura na região do pescoço podem obstruir as vias aéreas.

Quais os sintomas da apneia do sono?

Os sintomas geralmente são mais percebidos durante o dia, com sonolência e cansaço excessivos, dores de cabeça matinais, irritabilidade e dificuldade de concentração. Durante a noite, podem ocorrer ronco e engasgos.

Alem disso, a doença Apneia Obstrutiva do Sono pode estar relacionada diretamente á doenças cardiovasculares e metabólicas, como Hipertensão Arterial e Diabetes, o que aumenta sensivelmente os riscos para eventos como Infarto e AVC.

Apneia do sono tem tratamento?

Existe tratamento para essa doença e ele deve ser individualizado para cada paciente, de acordo com o diagnóstico realizado pelo médico otorrino. Basicamente, a gama de opções envolve perda de peso, uso de aparelhos, como o CPAP, além de cirurgias nasais e faríngeas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *