Anemia Infantil

Anemia infantil: quais alimentos ajudam?

A anemia infantil, geralmente é um problema silencioso, mas que requer atenção. Os sintomas são os mais variados e podem ser facilmente confundidos com outras doenças ou até mesmo podem passar despercebidos. O diagnóstico requer apenas exame de sangue, por isso, não deixe de consultar um médico regularmente.

Em algumas fases da infância, pode ser normal que a criança tenha problemas com apetite, sono em excesso e menor disposição para realizar atividades da rotina, contudo, esses são indícios da anemia infantil.

É importante ficar atento a mudanças na criança, principalmente se forem persistentes. O acompanhamento médico e exames de rotina, podem ser o suficiente para diagnosticar o problema previamente, facilitando assim o tratamento.

A causa mais comum da anemia infantil é a má alimentação, portanto, mudanças na dieta são em suma o primeiro método utilizado pelos especialistas.

Alguns alimentos que devem ser incluídos na alimentação são: carnes vermelhas (principalmente miúdos), carnes de aves e peixes, folhas verdes, leguminosas e grãos integrais.

É importante falar que crianças com anemia precisam evitar ingerir cálcio e ferro na mesma refeição, uma vez que quando ambos estiverem no organismo, o cálcio ganha prioridade e mais o ferro ingerido não é totalmente absorvido e aproveitado.

Consumir vitamina C, ajuda na absorção do ferro, por isso, colocar gotas de limão na comida ou tomar um suco de laranja após a refeição, podem auxiliar no tratamento.

Em muitos casos, apenas a mudança na dieta não é o suficiente para que o problema deixe de existir, juntamente com a alimentação balanceada pode ocorrer de o paciente fazer uso de medicação para reverter o quadro anêmico mais rapidamente. Casos graves, podem necessitar de transfusão sanguínea.

Sempre procure um médico e realize os exames de rotina. A anemia pode ser tratada facilmente, mas também pode ter consequências graves e irreversíveis.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>