Exame de ferro indicando anemia

Anemia, falta de ferro?

O que é anemia?

Hemoglobinas são proteínas presentes no organismo que tem a função de transportar oxigênio na corrente sanguínea, a deficiência dessa proteína caracteriza a anemia. Todavia, a anemia pode ser dita popularmente como “falta de ferro no sangue”.

Nem sempre, a expressão “falta de ferro”, descreve todo o complexo que é a doença. Consulte um médico e tire suas dúvidas.

Quais são os sintomas?

Os sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças, portanto é necessário realizar exame laboratorial (geralmente um hemograma que contenha parâmetros de ferro e ferritina). Os sintomas vão desde de cansaço e fraqueza até palpitações e taquicardias.

Quando a anemia se torna grave?

A anemia, por si só, já requer bastante atenção, porém, se não tratada pode evoluir para uma leucemia.

A doença se torna um perigo maior quando seus sintomas impedem o paciente de viver normalmente.

O que causa anemia?

  • hereditariedade,
  • má alimentação,
  • problemas hormonais.

Qual o tratamento?

O tratamento depende da causa, podendo variar de reeducação alimentar a medicamentos Em casos graves, pode ser necessário que o paciente receba bolsa de sangue. Todo tratamento só pode ser prescrito por um médico, portanto, consulte um especialista.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é feito através de exame laboratorial. O hemograma completo, solicitado pelo médico, possui os parâmetros de ferro e ferritina, que são os principais indicativos da doença.

Há apenas um tipo de anemia?

Não, há diversos tipos de anemia, mas somente um médico pode fornecer o prognóstico.

Qual especialista procurar?

Depende da causa, portanto, realizar uma primeira consulta com um clínico geral pode ser a solução.

Quando a causa é hormonal, o especialista responsável é o endocrinologista, porém, se a causa for má alimentação, a nutricionista poderá auxiliar no tratamento. Em suma, o tratamento é feito por mais de um especialista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>