O que é anemia?
Hemoglobinas são proteínas presentes no organismo que tem a função de transportar oxigênio na corrente sanguínea, a deficiência dessa proteína caracteriza a anemia. Todavia, a doença pode ser dita popularmente como “falta de ferro no sangue”.
Nem sempre, a expressão “falta de ferro”, descreve todo o complexo que é a doença. Consulte um médico e tire suas dúvidas.
Quais são os sintomas da anemia?
Os sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças, portanto é necessário realizar exame laboratorial (geralmente um hemograma que contenha parâmetros de ferro e ferritina). Os sintomas vão desde de cansaço e fraqueza até palpitações e taquicardias.
Quando a anemia se torna grave?
A doença, por si só, já requer bastante atenção, porém, se não tratada pode evoluir para uma leucemia.
A doença se torna um perigo maior quando seus sintomas impedem o paciente de viver normalmente.
O que causa anemia?
- hereditariedade,
- má alimentação,
- problemas hormonais.
Qual o tratamento da anemia?
O tratamento depende da causa, podendo variar de reeducação alimentar a medicamentos Em casos graves, pode ser necessário que o paciente receba bolsa de sangue. Todo tratamento só pode ser prescrito por um médico, portanto, consulte um especialista.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico é feito através de exame laboratorial. O hemograma completo, solicitado pelo médico, possui os parâmetros de ferro e ferritina, que são os principais indicativos da doença.
Há apenas um tipo de anemia?
Não, há diversos tipos, mas somente um médico pode fornecer o prognóstico.
Qual especialista procurar para tratar anemia?
Depende da causa, portanto, realizar uma primeira consulta com um clínico geral pode ser a solução.
Quando a causa é hormonal, o especialista responsável é o endocrinologista, porém, se a causa for má alimentação, a nutricionista poderá auxiliar no tratamento. Em suma, o tratamento é feito por mais de um especialista.