O que é

A função da pele é preservar o organismo de desidratação, e agir protegendo seu interior contra quaisquer agentes externos. A exposição a certas substâncias como, pó, poeira, produtos químicos, cosméticos ou tecidos sintéticos podem conter agentes, entendidos pelas células da epiderme como agressores. A partir deste momento de hipersensibilidade, ela passa a combatê-los, e essa reação constitui a alergia de pele. 

Sintomas

Os sintomas podem surgir de forma conjunta ou separada, e de diversas formas: coceiras, inchaços, lesões avermelhadas e em relevo, irritação forte, entre outras reações.

Causas

A hipersensibilidade de cada organismo e sua dificuldade de lidar com certas substâncias causa as reações de alergia. O sistema imunológico das pessoas alérgicas, por características genéticas, avalia que certa substância é tóxica, e que é preciso proteger o organismo para que ela não consiga entrar. Isso varia de acordo com cada pessoa. 

Tratamento

Antes de tudo, o médico faz uma avaliação do paciente, de produtos normalmente usados por ele, hábitos e substâncias às quais ele costuma se expor. Depois disso, geralmente é indicado o teste de alergia. E então, há prescrição de novos hábitos e medicamentos que controlem o problema.