criança com alergia alimentar

Diagnóstico da alergia alimentar

O que é alergia alimentar?

Alergia alimentar é uma reação do corpo quando entra em contato com algum alimento específico. Os problemas podem ser leves ou fatais, por isso é importante procurar ajuda médica especializada.

De maneira geral, crianças e bebês são mais propensos a terem alergias alimentares. Contudo, em adultos, é comum que não haja alergia alimentar, mas sim intolerância.

Quais os alimentos que mais causam alergia?

Apesar de qualquer alimento poder causar alergias, há 7 que são mais comuns de ocasionar esse problema, e são eles: ovos, leite, amendoim, frutos do mar, soja, frutas secas e glúten.

Como é feito o diagnóstico da alergia alimentar?

O diagnóstico da doença requer um profissional qualificado que possa avaliar os sintomas clinicamente, e então muito possivelmente avaliar os resultados de exames laboratoriais como o teste prick.

Quais são os sintomas da alergia alimentar?

Os sintomas surgem quando a pessoa entra em contato com o alimento, há casos que mesmo pequenas quantidades ou a não ingestão (apenas contato com a pele por exemplo), já são suficientes para desencadear a reação alérgica.

Em princípio, nos casos mais leves, os sintomas se parecem muito com o da intolerância alimentar, ou seja, o paciente apresenta dores e desconforto abdominal, diarreia e enjoo.

Todavia, nos casos mais graves, é possível notar a presença de irritação nas mucosas da face, falta de ar, inchaço, manchas na pele e etc.

O que é reação anafilática?

É a consequência mais grave e fatal das alergias alimentares, ou seja, requer ajuda médica imediata. Ocorre uma coceira por todo o corpo, inchaço do rosto, cólica abdominal, enjoos, tontura, desmaio e até dificuldade de respirar.

Existe tratamento para a alergia alimentar?

De maneira geral, o método mais seguro é a não ingestão do alimento em questão, todavia em crianças, a alergia pode sumir com o passar do tempo.

Qual o especialista procurar para tratar alergia alimentar?

O especialista mais indicado para tratar esse problema, é o alergista, também chamado alergologista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>