exame de sangue

Acidose, o que é? quais sintomas?

O que é acidose?

A acidose é caracterizada pela acidez do sangue, ou seja, o pH do sangue fica mais ácido que o normal. O problema geralmente é considerado a partir de valores abaixo de 7,35.

Acidose metabólica

O problema surge quando o próprio organismo produz ácido em excesso e em consequência o rim não é capaz de remover esse exagero.

Cetoacidose diabética

Ocorre quando a glicose está elevada, contribuindo assim para o aumento da acidez sanguínea.

Acidose láctica

Acontece quando algumas células do organismo não possuem oxigênio em quantidade adequada, passam produzir o ácido lático, então esse ácido que acumula no sangue.

Acidose tubular renal

Quando o paciente possui alguma disfunção renal ou está com problemas nesse sistema, o sangue não é filtrado normalmente, o que pode ocasionar um acúmulo de ácido no sangue.

Acidose hiperclorêmica

O uso de laxantes ou a diarreia, podem abaixar os níveis de bicarbonato no corpo, e essa substância auxilia o organismo a neutralizar ácidos sanguíneos.

Acidose respiratória

Ocorre quando por algum motivo diverso o pulmão acumula dióxido de carbono, uma vez que essa substância entra em contato o sangue, esse se torna ácido.

O que causa a acidose?

De maneira geral, há três causas principais para esse problema. A primeira delas é através da ingestão de substâncias ácidas, ou substâncias que dificultem a regulação do ácido sanguíneo.

A segunda causa é em decorrência da produção excessiva de ácido do próprio organismo, ou seja, o próprio corpo desregula a acidez sanguínea.

A terceira causa é a que envolve problemas respiratórios, sendo assim, nesses casos o organismo é incapaz de remover o dióxido de carbono que entra pelas vias respiratórias. Alguns fatores como uso excessivo de sedativos e ferimentos no tórax, são os principais causadores desse problema.

Quais os fatores de risco para a acidose?

Os principais fatores de risco são a ingestão de álcool e doenças renais, além de anemia, desidratação e hipoglicemia.

Quais os sintomas da acidose?

Apesar de alguns pacientes não apresentarem sintomas, com a evolução do quadro é possível observar respiração ofegante e sonolência. Náuseas, dores de cabeça e batimentos cardíacos acelerados, também são indícios do problema.

Quais as complicações associadas a acidose?

Se não tratada, a doença pode afetar ossos, músculos e rins, em casos graves pode causar a morte.

Existe um meio de prevenir a acidose?

Apesar de nem sempre ser possível prevenir problemas de saúde, beber água regularmente, evitar o consumo de álcool e controlar a taxa de açúcar no sangue, podem auxiliar que a doença não venha a surgir

Existe tratamento?

Sim, existe tratamento e de maneira geral se mostra efetivo. Procure um médico e nunca se automedique.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>