O que é acidose?
A acidose é caracterizada pela acidez do sangue, ou seja, o pH do sangue fica mais ácido que o normal. O problema geralmente é considerado a partir de valores abaixo de 7,35.
Acidose metabólica
O problema surge quando o próprio organismo produz ácido em excesso e em consequência o rim não é capaz de remover esse exagero.
Cetoacidose diabética
Ocorre quando a glicose está elevada, contribuindo assim para o aumento da acidez sanguínea.
Acidose láctica
Acontece quando algumas células do organismo não possuem oxigênio em quantidade adequada, passam produzir o ácido lático, então esse ácido que acumula no sangue.
Acidose tubular renal
Quando o paciente possui alguma disfunção renal ou está com problemas nesse sistema, o sangue não é filtrado normalmente, o que pode ocasionar um acúmulo de ácido no sangue.
Acidose hiperclorêmica
O uso de laxantes ou a diarreia, podem abaixar os níveis de bicarbonato no corpo, e essa substância auxilia o organismo a neutralizar ácidos sanguíneos.
Acidose respiratória
Ocorre quando por algum motivo diverso o pulmão acumula dióxido de carbono, uma vez que essa substância entra em contato o sangue, esse se torna ácido.
O que causa a acidose?
De maneira geral, há três causas principais para esse problema. A primeira delas é através da ingestão de substâncias ácidas, ou substâncias que dificultem a regulação do ácido sanguíneo.
A segunda causa é em decorrência da produção excessiva de ácido do próprio organismo, ou seja, o próprio corpo desregula a acidez sanguínea.
A terceira causa é a que envolve problemas respiratórios, sendo assim, nesses casos o organismo é incapaz de remover o dióxido de carbono que entra pelas vias respiratórias. Alguns fatores como uso excessivo de sedativos e ferimentos no tórax, são os principais causadores desse problema.
Quais os fatores de risco para a acidose?
Os principais fatores de risco são a ingestão de álcool e doenças renais, além de anemia, desidratação e hipoglicemia.
Quais os sintomas da acidose?
Apesar de alguns pacientes não apresentarem sintomas, com a evolução do quadro é possível observar respiração ofegante e sonolência. Náuseas, dores de cabeça e batimentos cardíacos acelerados, também são indícios do problema.
Quais as complicações associadas a acidose?
Se não tratada, a doença pode afetar ossos, músculos e rins, em casos graves pode causar a morte.
Existe um meio de prevenir a acidose?
Apesar de nem sempre ser possível prevenir problemas de saúde, beber água regularmente, evitar o consumo de álcool e controlar a taxa de açúcar no sangue, podem auxiliar que a doença não venha a surgir
Existe tratamento?
Sim, existe tratamento e de maneira geral se mostra efetivo. Procure um médico e nunca se automedique.