Categorias
Nutrição Ortopedia

A atividade física também requer cuidados

Atividade física é importante, porém, é necessário uma série de cuidados para que os exercícios não tragam ainda mais problemas e dores

Todos sabemos da importância da prática esportiva para a saúde, porém, é necessário uma série de cuidados para que os exercícios não tragam ainda mais problemas e dores. Cada vez mais, pessoas buscam dietas radicais e atividades físicas pesadas para atingir o corpo perfeito. Mas até onde isso é saudável?

Atingir seus objetivos requer tempo, dedicação e um acompanhamento médico. Não existe dieta nem exercício que faça a diferença em pouco tempo, é necessário mudar hábitos alimentares e criar uma rotina de atividades físicas.

E como evitar lesões do esporte?

Lesões do esporte são uma das principais preocupações na hora de iniciar uma atividade física. Médicos indicam que sempre haja o acompanhamento de um profissional, afim de garantir a postura adequada e as pausas necessárias durante os exercícios.

Outro cuidado importante é o de alongar-se antes e depois da prática. Alongamentos como pré-treino, tem a intenção aquecem e preparam os músculos, já no pós, relaxam a musculatura que ficou tensa.

A musculação também deve fazer parte da rotina de cuidados com o corpo, tendo como objeto, fortalecer a musculatura e consequentemente evitar que a mesma sofra com torções ou rompimentos. Outro método eficaz de se atingir um fortalecimento muscular, é através do Pilates.

Sempre consulte seu médico antes de iniciar qualquer prática esportiva.

E quanto a alimentação?

Em se tratando de alimentação, quem pratica exercícios devem estar atentos para ingerir as quantidades corretas de cada tipo de nutriente. Os médicos chamam a atenção para a ingestão adequada de ferro, que deve ser feita sempre em conjunto com vitamina C, para que a absorção ocorra de maneira efetiva.

Alimentos ricos em água, como frutas, também devem fazer parte da alimentação, até mesmo antes do treino ou após o mesmo. Como já é de conhecimento popular, fibras, legumes e folhas também são imprescindíveis para manter um corpo saudável e evitar complicações durante a pratica esportiva.

Consulte um nutricionista antes de iniciar qualquer dieta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *