anafilaxia

A anafilaxia pode ser fatal

O que é anafilaxia?

Reações alérgicas podem ser de variados graus, a anafilaxia é uma reação aguda e grave. O problema surge de forma espontânea e requer atendimento de urgência por ser possivelmente fatal.

Quais as causas da anafilaxia?

A causa é o contato com algum componente que o paciente tenha alergia, portanto, o componente pode ser alimentício, medicamentoso e em alguns casos, no entanto, o quadro pode surgir após picadas de insetos.

Quais são os sintomas da anafilaxia?

Os sintomas incluem inchaço na garganta, nos lábios e na língua, todavia, há pacientes que apresentam inchaço no corpo inteiro, ou em partes diversas.

Vermelhidão na pele e coceira também são indícios que podem surgir durante uma reação alérgica grave. Dificuldade de respirar, náuseas, confusão mental e aumento da frequência cardíaca, são também sintomas comuns.

Em casos mais graves, é possível que ocorra um choque anafilático, que leva o paciente ao coma.

Como é feito o diagnóstico da anafilaxia?

O diagnóstico geralmente ocorre após uma crise, portanto, é importante se dirigir ao seu médico o mais breve possível quando o problema surgir.

Após analise clínica dos sintomas, é possível que o especialista solicite exames laboratoriais que comprove a alergia e especifique os alergênicos, ou seja, descubra qual a substância que desencadeia a alergia no paciente.

Existe tratamento para anafilaxia?

Sim, de maneira geral existe tratamento, contudo, é necessário que o quadro seja revertido rapidamente, com uso de medicação e por vezes com auxílio de oxigênio.

Após a contenção da crise, o paciente precisa realizar acompanhamento médico afim de evitar que o problema ocorra novamente.

O método mais efetivo de prevenir novas crises, é evitar o contato com o reagente da alergia. É importante salientar que alguns pacientes apresentam crises mesmo sem a ingestão do componente, ou seja, a alergia a alimentos e medicação pode ocorrer por vias cutâneas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas HTML tags e atributos:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>