O que é
O Transtorno do Estresse Pós-Traumático (TEPT) é um distúrbio que ocorre após a pessoa ter vivenciado uma cena violenta ou traumática, que trouxeram para perto ameaça à vida. Envolve sinais e sintomas físicos, psíquicos e emocionais, que se manifestam entre as três primeiras semanas do fato até seis meses depois que ele aconteceu. A pessoa passa a reviver o trauma com a mesma sensação de dor e sofrimento que teve naquele momento.

Causas
O fator causal primário e essencial é sempre algum acontecimento estressante, ou situações de estresse permanentes.

Sintomas
Os sintomas podem ocorrer com pessoas de qualquer idade. Eles também surgem de formas diferentes. Por meio de reexperiência traumática, com pensamentos permanentes e lembranças do trauma ou pesadelos; por meio de isolamento social (a pessoa foge de situações que possam relembrar o trauma); ou taquicardia, sudorese, tonturas, dor de cabeça, distúrbios do sono, dificuldade de concentração, irritabilidade e até hipervigilância.

Tratamentos
Cada situação exige um acompanhamento médico diferente. O psiquiatra é o melhor profissional para indicar uma terapia cognitivo-comportamental ou prescrever medicamentos antidepressivos ou ansiolíticos, se for preciso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *