O que é
Diante de situações pouco comuns, é normal ter certa ansiedade. Porém, no Transtorno de Ansiedade Generalizada esse quadro é mais intenso e caracterizado pela preocupação excessiva, forte expectativa, ou sentimento de apreensão. Um mal persistente e difícil de controlar, que dura meses, interferindo na qualidade de vida e no desempenho familiar, social e profissional.

Causas
Não se sabe exatamente o que causa esse transtorno. Ele pode estar relacionado a um desequilíbrio de neurotransmissores no cérebro, mas também pode ser causado por fatores como predisposição genética e estresse, além de má qualidade de vida. Há ainda condições físicas que se associam à causa, como alterações de tireoide e menopausa.

Sintomas
Os sintomas variam em cada caso, mas geralmente se resumem a inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono. Podem ocorrer também palpitações, falta de ar, taquicardia, aumento da pressão arterial, suor excessivo, dor de cabeça, náuseas e dores musculares.

Tratamento
Varia de acordo com o quadro de cada paciente, mas com medicamentos associados à Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), e recomendações médicas, é possível compreender os comportamentos e controlá-los. Siga as recomendações do seu médico de confiança, e jamais interrompa o tratamento por conta própria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *