O que é
A surdez acontece quando alguma parte da estrutura auditiva (orelha externa, média e interna) apresenta lesões que comprometem seu funcionamento. Pode também ser causada por perda das células nervosas do ouvido. O problema pode ocorrer em todas as idades, mas normalmente, a audição é um sentido que diminui ao longo da vida, e principalmente com o envelhecimento.

Sintomas
Pacientes adultos não percebem quando o grau de surdez é leve. Apenas há dificuldades de entendimento de sons quando o quadro evolui. Já as crianças com problemas de audição têm dificuldades no desenvolvimento da linguagem. Quando chegam à escola sem saber de seu diagnóstico, têm dificuldades de aprendizado. Alguns casos de surdez podem se associar a sintomas como dor, febre, zumbido e vertigens.

Causas
No caso da surdez adquirida desde o nascimento, os fatores podem ser genéticos, ou originários de viroses maternas ou outras doenças durante a gravidez, mas também por ingestão de drogas, álcool ou medicamentos tóxicos pela gestante. Quando adquirida posteriormente, pode resultar de doenças infecciosas bacterianas ou virais como a meningite, tumores, ingestão de remédios tóxicos, exposição a sons impactantes ou nocivos.

Tratamento
Muitos casos de surdez têm tratamento – ele varia de acordo com o grau e a causa do problema. Procure o médico para ter uma avaliação completa. Pode ser necessário uso de prótese, de medicamentos, implante ou mesmo a reabilitação fonoaudióloga.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *