O que é
Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, localizadas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos. Nessa área, o ar respirado é aquecido, por uma parede sensível, semelhante à do nariz. Ela é que inflama, nesses quadros. Há dois tipos de sinusites: a aguda (quando a infecção é temporária) e a crônica (quando dura mais de 12 semanas).

Sintomas
Na sinusite aguda, há obstrução nasal ou secreção associadas a dor de ouvido, dores no maxilar superior e nos dentes, tosse (que se agrava à noite), garganta inflamada, hálito forte e ruim, cansaço, irritação e náuseas. Na sinusite crônica, há também pressão ou dor nas maçãs do rosto, e diminuição ou perda do olfato.

Causas
A sinusite pode ser causada por agentes infecciosos (bactérias, fungos e vírus), mas também por fatores alérgicos. Poeira, choque térmico e agentes químicos também podem provocá-la. Em alguns casos mais raros, as causas podem ser tumores.

Tratamento
Após o diagnóstico, o profissional poderá indicar o melhor tratamento. Pode ser considerada a inalação de solução salina ou uso de spray corticoide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *