O que é
Também chamada de síndrome do esgotamento profissional, é um distúrbio de tensão emocional e estresse crônicos. A síndrome atinge especialmente profissionais das áreas de educação, saúde, recursos humanos, agentes penitenciários, bombeiros, policiais e mulheres sobrecarregadas por dupla jornada.

Sintomas
Sensação de esgotamento físico e emocional, que se manifesta com ausências no trabalho, irritabilidade, isolamento, alterações de humor, agressividade, dificuldade de concentração, baixo desempenho de memória, ansiedade, depressão, baixa autoestima. Podem ocorrer ainda dor de cabeça, enxaqueca, cansaço, suor excessivo, palpitação, pressão alta, dores musculares, crises de asma, insônia, e problemas gastrointestinais.

Causas
Carga de trabalho excessiva, baixo reconhecimento e valorização no trabalho e falta de autonomia no ambiente profissional são alguns dos sintomas que envolvem a síndrome.

Tratamento
O tratamento varia de acordo com cada quadro, mas podem ser indicados antidepressivos e psicoterapia, além de atividade física regular e exercícios de relaxamento. Procure um médico para ter acesso a um tratamento eficaz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *