O que é
O ronco é um ruído que ocorre pela dificuldade de respirar durante o sono, por estreitamento ou obstrução que tornam difícil a passagem do ar, e fazem vibrar as vias respiratórias. É considerado doença quando essas vibrações são fortes, com barulho intenso e incômodo. Ele pode ser um indicativo da Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), quando a pessoa para de respirar por alguns segundos. Para os adultos, essa parada pode durar até dez segundos.

Sintomas
O sono de quem ronca não é reparador, há despertar frequente durante a noite, e de dia há irritabilidade, fadiga e sonolência excessiva. Desenvolve-se também dificuldade de memória, concentração e atenção.

Causas
O ronco pode ocorrer devido à flacidez nos músculos da boca e da garganta; amídalas e adenoides aumentadas; desvio de septo nasal; alterações no palato e na úvula, rinite, sinusite e obstruções nasais ou envelhecimento, entre outras causas que precisam ser avaliadas. Podem agravar o quadro a obesidade, o refluxo, a ingestão de bebidas alcoólicas, o uso de cigarros, de remédios para dormir ou mesmo comer demais antes de se deitar.

Tratamentos
Para os quadros mais leves, geralmente é satisfatório fazer algumas mudanças na rotina, como emagrecer ou mudar de posição durante o sono. Pode também ser útil à noite usar um retrator de língua que ajude a manter a boca fechada. Nos casos mais graves, o aparelho CPAP pode ser a indicação do médico. Em outros quadros, como o de desvio de septo nasal, a cirurgia pode ser considerada pelo otorrinolaringologista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *