O que é
A prematuridade acontece quando o bebê nasce com até 36 semanas e seis dias de gestação. No Brasil, 9,2% dos nascimentos são considerados prematuros, e eles podem ocorrer em diferentes graus.

Sintomas
Cabeça grande e desproporcional ao corpo, membros afinados, postura mais relaxada, já que os músculos ainda não possuem a tendência para flexão dos membros, pele mais fina, órgãos genitais não totalmente formados são algumas características de bebês prematuros.

Causas
A gestante pode apresentar diversas causas para condicionar o nascimento prematuro. São elas: infecção urinária, pré-eclâmpsia, descolamento de placenta, diabetes gestacional, distúrbios de tireoide, infecções como toxoplasmose, citomegalovírus, ou o uso de bebidas alcoólicas e drogas.

Tratamento
Se for muito prematura, a criança deverá ficar na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (Utin) do hospital, com acompanhamento da evolução de sua saúde. Pode ainda precisar tomar medicamentos ou até mesmo passar por algum tipo de cirurgia, conforme as complicações que possa desenvolver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *