O que é
Também chamada de cálculo renal, a doença acontece quando há formações cristalizadas nos rins ou nas vias urinárias, resultantes do acúmulo de cristais existentes na urina. Eles podem passar sem sintomas, mas geralmente provocam dor intensa que começa na região lombar e se espalha, atingindo o abdome, com fortes cólicas. Há um pico de dor intercalado por alívio, e às vezes náuseas e vômitos.

Sintomas
Sangue na urina, bloqueio ou redução de fluxo urinário, necessidade mais frequente de urinar e infecções urinárias.

Causas
A doença ocorre quando há volume insuficiente de urina, ou quando ela está cheia de sais. Pode também haver grande quantidade de cálcio, fosfatos, oxalatos, cistina, ou falta de citrato. Distúrbios metabólicos do ácido úrico ou da glândula paratireoide, alterações anatômicas ou obstrução das vias urinárias também podem dar origem aos cálculos.

Tratamentos
Ao contrário da recomendação que se dava antigamente, durante as crises deve-se evitar beber muito líquido, pois eles podem pressionar ainda mais os rins e agravar as dores. O urologista indicará os medicamentos mais eficazes. Durante as crises, ele deve incluir analgésicos e anti-inflamatórios, a fim de amenizar as cólicas. Também são opções procedimentos endoscópicos ou a Litotripsia, que fragmenta o cálculo para eliminá-lo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *