O que são
Otites são infecções que afetam o ouvido, na parte da orelha externa ou da orelha média. O médico saberá identificar o tipo após uma avaliação precisa. O importante é procurá-lo imediatamente, pois, sem o tratamento adequado, as otites podem levar à perda da audição.

Sintomas
Geralmente há forte dor de ouvido, dificuldade de ouvir, febre, falta de apetite, e secreção no local. Nos casos mais graves, a membrana do tímpano se rompe e produz secreção com pus e sangue.

Causas
A otite média aguda é causada por bactérias ou vírus que provocam o processo inflamatório e obstruem o canal auditivo. Geralmente ocorre durante ou logo após gripes, resfriados, infecções na garganta ou respiratórias. É um tipo de otite comum em crianças, mas pode ser desenvolvida em qualquer idade.

Tratamento
Após um diagnóstico médico, pode ser necessário o uso de antibióticos e analgésicos. Leva um tempo para que a audição se normalize. Se o tratamento indicado pelo médico não surtir efeito nesse sentido, vale o retorno a ele para avaliar se há sinais de secreção retida na orelha média. Confie na indicação do especialista consultado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *