O que é
Quando algum obstáculo dificulta a respiração pelo nariz, há o enorme desconforto da obstrução nasal, que pode ter várias causas.

Causas
A obstrução nasal pode ser causada por doenças virais, como a gripe, os resfriados e a sinusite, por desvios do septo nasal ou pela presença de pólipos no nariz. Quando a causa é infecção por vírus, há incômodo passageiro, que pode ser persistente e progressivo nas rinites alérgicas. Na infância, as causas mais frequentes são as rinites crônicas (a rinite alérgica é a mais comum) e a hipertrofia das adenoides.

Sintomas
Geralmente, pacientes com obstrução nasal têm dificuldade de respirar pelo nariz, e se tornam respiradores bucais. Também desenvolvem ronco e sono agitado. Em alguns casos, há apneia do sono e irritação.

Tratamento
Após identificar a causa da obstrução nasal, o médico irá indicar o melhor tratamento a ser seguido. Cada caso exige uma avaliação individual e detalhada. Se o problema acontece com frequência, evite usar medicamentos paliativos e consulte o otorrinolaringologista para investigar as causas e o tratamento mais adequado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *