O que é
Meningite é uma infecção que ocorre quando uma bactéria ou um vírus atinge as meninges, três membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do Sistema Nervoso Central.

Sintomas
Na meningite viral, o quadro é mais leve, e os sintomas se assemelham aos de gripes e resfriados. Nas crianças, há febre, dor de cabeça, rigidez da nuca, falta de apetite e irritação. Na meningite bacteriana, há gravidade. Em pouco tempo surgem febre alta, mal-estar, vômitos, dor forte de cabeça e pescoço, impossibilidade de encostar o queixo no peito e, às vezes, manchas vermelhas pelo corpo. O risco de septicemia aumenta muito. Nos bebês, a moleira fica elevada.

Causas
Contato com o vírus ou a bactéria, que vencem diversas etapas até chegar às meninges.

Tratamento
Deve ser imediato, assim que os sintomas surgirem. Na meningite bacteriana, a doença pode ser letal ou deixar sequelas. Neste caso, o médico costuma indicar antibióticos aplicados na veia. Já na meningite viral, o tratamento é focado em amenizar os sintomas. Em todos os casos, é preciso buscar a avaliação médica antes de qualquer medida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *