O que é
Com o envelhecimento, a próstata pode aumentar seu tamanho. Esse crescimento é sentido por 25% dos homens na faixa dos 40 aos 49 anos, e chega até a 80% dos que têm entre 70 e 79 anos. Muitos não têm sintomas, mas a metade dos homens de 60 anos apresenta certa dificuldade ao urinar, provocada por esse aumento da glândula. A hiperplasia é um tumor benigno, mas pode conter dentro de si células malignas, a serem descobertas por meio de exames.

Sintomas
Entre os sinais estão o jato urinário fraco, aumento da frequência das micções com eliminação de poucos volumes de urina, jato interrompido, aumento da quantidade de micções à noite, urgência para urinar, incontinência ou o contrário: retenção urinária aguda. São sintomas que podem ocorrer sozinhos, ou em conjunto.

Causas
A causa exata do aumento da próstata ainda é desconhecida, mas sabe-se que sua incidência está relacionada ao envelhecimento do homem e a um histórico de predisposição genética à hiperplasia.

Tratamento
Em geral, o tratamento envolve uso de medicamentos, mas também pode ser indicado cirurgia para abrir espaço e facilitar a passagem de urina. O médico saberá indicar o caminho mais eficaz, a partir de um diagnóstico bem detalhado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *