O que é
A transpiração tem função importante no organismo. Porém, quando uma pessoa transpira excessivamente, mesmo em ambientes mais frescos, pode ser portadora do distúrbio de hiperidrose, uma produção anormal de suor no corpo. O problema pode levar à depressão, se não for tratado.

Sintomas
Suor excessivo, mesmo com uso de antitranspirantes ou quando as temperaturas estão amenas.

Causas
No caso da forma primária de hiperidrose (geralmente quando há suor excessivo em mãos, pés e axilas), as causas estão ligadas à genética. Já nos casos secundários, o distúrbio aparece na fase adulta e afeta áreas mais incomuns do corpo com a transpiração excessiva – assim, pode ser resultado de alguma outra doença, ou surgir como efeito colateral de medicação.

Tratamento
Após avaliar o quadro e as causas do problema, o médico especializado vai determinar o tratamento, que pode incluir uso de antitranspirantes mais fortes ou de medicamentos que regulem a produção das glândulas sudoríparas. Também são opções de tratamento a toxina botulínica, a iontoforese, ou, em casos mais graves, a cirurgia de Simpatectomia Torácica Endoscópica (STE).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *