O que é
A faringite é uma doença aguda que evolui com febre e dor de garganta. Em alguns casos ela pode ser associada a complicações pós-infecciosas, como a glomerulonefrite que compromete a função renal e a febre reumática, que além de gerar dores articulares, deforma as válvulas cardíacas.

Causas
Como o nome diz, ela é causada por uma infecção bacteriana, sendo a mais comum a faringite estreptocócica por Streptococcus pyogenes, também chamado de estreptococo do grupo A.

Sintomas
Os sintomas de faringite começam já fortes: dor de garganta, febre alta, calafrios, dores musculares, gânglios aumentados e dor de cabeça. Não há tosse. Nas crianças, há dores abdominais, náuseas e vômitos. Algumas vezes, surge vermelhidão na pele, mais intensa nas dobras de pele, com descamações – dessa forma, a doença recebe o nome de escarlatina. Normalmente, a faringite costuma dar uma dor mais forte de um dos lados da garganta.

Tratamento
Após a confirmação de que se trata de faringite, por meio de exame em laboratório, o médico pode prescrever antibióticos, o que ameniza os sintomas e elimina a fase transmissiva em 24h. Siga sempre o tratamento indicado pelo especialista, para que o tratamento tenha eficácia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *