O que é
A escoliose é uma curvatura anormal da coluna vertebral, que pode ser acompanhada de rotação das vértebras. Há três tipos de escoliose mais frequentes: a congênita, a neuromuscular e a idiopática.

Sintomas
Ombros ou quadris em assimetria, coluna vertebral encurvada para um os lados de forma acentuada, e desconforto muscular. Nas crianças, não há dor.

Causas
A escoliose congênita pode ter origem a partir de um problema com a formação dos ossos da coluna vertebral (vértebras) ou pode se formar durante o crescimento do feto ainda na gestação, quando os ossos da coluna se fundem de maneira errada. A escoliose neuromuscular é causada por problemas neurológicos (como paralisia cerebral) ou musculares. Não se sabe as causas da escoliose idiopática.

Tratamento
Varia de acordo com a causa da escoliose, o tamanho e a localização da curvatura, além do quanto o paciente ainda crescerá. Pode ser indicado uso de colete ou até cirurgia. O ortopedista é o profissional mais indicado para avaliar e orientar o tratamento mais assertivo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *