O que é
Enxaqueca é uma doença crônica, que pode ocorrer em qualquer idade, e afeta mais as mulheres, com dores fortes em qualquer região da cabeça, acompanhadas de outros sintomas incapacitantes. Suas principais características são a dor latejante, sensibilidade à luz, visão embaçada, com pontos luminosos, alucinações visuais em forma de linhas paralelas ou manchas escurecidas nos períodos que precedem as crises de dor.

Sintomas
Dor latejante e pulsátil, geralmente unilateral, de intensidade moderada ou forte, acompanhada por náusea e vômitos, hipersensibilidade à luz, a sons e a certos cheiros. Esse quadro se mantém por até três dias e pode incluir irritabilidade, depressão e agitação.

Causas
A enxaqueca é uma doença de causas não totalmente definidas. Mas alguns fatores podem facilitar seu surgimento: jejum prolongado, estresse, insônia, chocolate, queijos fortes, embutidos, consumo excessivo de café, de cigarros e de bebidas alcoólicas, mudanças hormonais, alguns aromas e açúcar.

Tratamento
O tratamento é proposto pelo médico após avaliação das características da dor e da frequência das crises. Ele pode ser agudo – com drogas para cortar a dor, ou profilático, com medicamentos diários para evitar novas crises. O uso de Botox® vem sendo consagrado como profilaxia eficaz. Cuidado com a automedicação: o abuso de analgésicos para aliviar a dor pode agravar os sintomas. Boa alimentação, sono regular, atividade física, redução do consumo de cafeína, e controle de estresse ajudam a diminuir a frequência e a intensidade das crises.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *