O que é
O septo nasal é uma parte que separa uma narina da outra, composto por osso, cartilagem e mucosas internas. Essa região pode apresentar alguma distorção, o chamado desvio. Ele só se torna um problema, no entanto, quando interfere na plena respiração da pessoa.

Causas
O desvio pode ter causas congênitas (surgir desde o nascimento), ou aparecer na infância. Ele também pode se manifestar após algum traumatismo ou depois de processos inflamatórios ou infecciosos.

Sintomas
Pode ser que o desvio de septo não apresente sintomas por muitos anos. Mas ele também pode provocar graus variados de obstrução nasal, retenção das secreções, sinusite crônica e sangramentos. Outros sintomas corriqueiros são a respiração pela boca, a dificuldade para dormir, apneia do sono, roncos, cansaço, dores de cabeça e na face.

Tratamento
Não é sempre necessário fazer cirurgia para corrigir o desvio do septo. Ela só é considerada quando há muita dificuldade de respirar. Nesse caso, o ideal é passar pela operação a partir do fim da adolescência, quando o nariz estabilizou seu crescimento. Consulte sempre o médico para saber o melhor tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *