O que é
A desnutrição é um problema causado por baixa absorção de nutrientes pelo organismo. Dependendo da gravidade, pode ser dividida em primeiro, segundo e terceiro grau. Os casos mais graves têm consequências irreversíveis. Já os mais leves são corrigidos com dieta adequada.

Sintomas
Crescimento abaixo do esperado, mudanças de comportamento, irritação, ansiedade ou letargia, mudanças no cabelo e na cor da pele são alguns dos sinais.

Causas
Entre as causas primárias estão comer pouco, ou em quantidade ou qualidade insuficiente de calorias e nutrientes. Já entres as causas secundárias há o aumento do gasto energético do corpo, fazendo a ingestão ser insuficiente, ou doenças impedindo a pessoa de absorver os nutrientes e se nutrir de forma normal. A desnutrição pode ser resultado também de verminoses, câncer, anorexia, alergia ou intolerância alimentar, ou problemas de digestão.

Tratamento
Dieta, reeducação alimentar e mudança de hábitos podem ser as orientações médicas básicas. O tratamento de doenças associadas é fundamental, e em alguns casos pode ser necessário internação hospitalar. Após avaliar o quadro, o médico fará a orientação mais adequada para que a pessoa volte a se desenvolver normalmente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *