O que é
Um transtorno no qual tristeza, irritabilidade e o desânimo passam a ser normais na rotina, interferindo no trabalho e na vida pessoal. O mal afeta milhões de pessoas: na população, em geral, cerca de 10% dos adultos, até 8% dos adolescentes e 2% das crianças experimentam algum tipo de transtorno depressivo.

Causas
A depressão tem um forte fator genético, ou seja, é comum aparecer em membros de uma mesma família. Também pode ocorrer após uma situação estressante ou de perda. A presença de doenças crônicas aumenta o risco de desenvolvê-la. Certos medicamentos (até mesmo anticoncepcionais, entre eles), drogas, álcool ou ainda a quimioterapia podem ser outras origens do quadro.

Sintomas
O diagnóstico se baseia em alguns sintomas do paciente, como tristeza, sensação de vazio, desinteresse, irritabilidade, perda da concentração, redução da memória, dificuldade para tomar decisões, sentimentos de inutilidade, perda de autoestima, pensamentos negativos sobre o futuro, ideias repetitivas de doença, morte ou suicídio, alterações de sono e de apetite, perda de energia, de interesse sexual e cansaço.

Tratamento
O tratamento varia de acordo com cada diagnóstico. O psiquiatra é o profissional mais indicado para orientar terapias ou prescrever medicamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *