O que é
A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada abaixo da bexiga e à frente do reto, envolvendo a porção inicial da uretra, e pode ser acometida por tumor. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a maioria dos casos da doença no mundo ocorre acima dos 65 anos.

Sintomas
Geralmente, o câncer de próstata tem evolução silenciosa. Muitos pacientes não apresentam nenhum sintoma ou, quando sentem algo, são sensações parecidas com as do crescimento benigno da próstata (dificuldade de urinar, necessidade de urinar mais vezes). Na fase avançada, pode provocar dor nos ossos, sintomas urinários ou, quando mais grave, infecção generalizada ou insuficiência renal.

Causas
Não há conhecimento sobre as exatas causas do câncer de próstata, no entanto, há alguns fatores de risco. Idade acima de 50 anos, histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e maus hábitos alimentares (dieta com muitas gorduras e poucos vegetais), sedentarismo e excesso de peso são alguns deles.

Tratamento
Varia de acordo com o tamanho e a classificação do tumor, além da idade do paciente. Pode ser indicada a remoção cirúrgica da próstata, radioterapia, ou tratamento com hormônios e medicamentos. Um bom especialista saberá orientar a melhor opção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *