crescimento

O que são
O acompanhamento do crescimento de uma criança deve ser feito por um profissional sério e especializado, que seja capaz de medir e avaliar, entre outras características, sua estatura. O médico deve avaliar sempre se o paciente está acima da média, ou abaixo dela. Alterações drásticas nessa tabela podem indicar sinal de algum distúrbio de crescimento.

Sintomas
Geralmente ocorrem em idade escolar – em comparação às outras crianças, percebe-se que a estatura está muito diferente, seja baixa ou alta.

Causas
Deficiências ou excessos hormonais podem levar aos distúrbios do crescimento. Eles também podem se relacionar a problemas crônicos que atinjam qualquer órgão ou sistema do corpo, como desnutrição, verminose, anemia, infecções urinárias repetitivas e problemas de absorção intestinal, por exemplo.

Tratamento
O acompanhamento médico especializado é a primeira medida. O profissional irá avaliar a presença de outras doenças, levar em conta o histórico da família, e após um diagnóstico preciso, pode indicar reposição de hormônios ou medicamentos que regulem sua produção.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *