paralisia

O que é
A Paralisia Cerebral é um grupo de desordens dos movimentos musculares e da postura, decorrentes de lesão cerebral. Esta pode ter acontecido no desenvolvimento do feto, no nascimento, ou depois dele. Há quatro tipos: espástica (quando os movimentos são duros e difíceis), discinética (quando os movimentos são involuntários e descontrolados), atáxica (quando coordenação motora e equilíbrio são ruins) ou mista, que combina diferentes tipos.

Sintomas
Os sintomas precoces incluem dificuldade para alimentar o bebê, demora no desenvolvimento motor, e alterações no tônus muscular (flacidez ou o contrário, rigidez).

Causas
A paralisia cerebral é causada por lesões ou anormalidades no cérebro. Quando é congênita, a causa pode ser alguma infecção que a mãe teve na gravidez (rubéola por exemplo). No nascimento, icterícia grave, falta de oxigenação no cérebro ou prematuridade são algumas causas. Na infância, ela pode ocorrer após hemorragia cerebral, doenças como encefalite, meningite, infecções cerebrais pelo vírus herpes simplex, ou por lesões no crânio.

Tratamento
A fisioterapia e a terapia ocupacional podem ajudar bastante. Dependendo do quadro, medicamentos podem ser prescritos, além de outros cuidados. O fisiatra avalia cada caso, e concentra esforços em aumentar a qualidade de vida do paciente. A aplicação de Botox® em músculos que estejam rígidos ajuda tanto na fisioterapia como nos cuidados gerais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *