osteoporose

O que é
Osteoporose é uma doença metabólica em que há diminuição progressiva da densidade óssea, com enfraquecimento dos ossos. Isso aumenta bastante o risco de fraturas, particularmente em caso de quedas.

Sintomas
Fique atento: a doença é silenciosa. Geralmente, as fraturas são os primeiros sinais. Dor ou sensibilidade nos ossos, estatura diminuída com a idade, dor na região lombar, no pescoço, e postura encurvada também podem indicar osteoporose.

Causas
O envelhecimento, a menopausa, a deficiência de minerais como cálcio, algumas doenças e uso de medicamentos podem provocar a fragilidade e afetar a formação dos ossos, causando a doença.

Tratamento
Antes de tudo, é preciso avaliar a causa, e depois, seguir para o tratamento, que busca evitar fraturas e diminuir a dor (se houver). Medicamentos como os hormônios sexuais e outras substâncias podem ser prescritos pelo médico, de acordo com cada caso. Jamais siga o tratamento de outras pessoas. Atualmente existem medicamentos que, aplicados apenas uma vez por ano, revertem a perda óssea. Adote as orientações de um profissional especializado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *