obesidade

O que é
Obesidade é quando o peso excede o saudável para a estrutura do corpo. Esse acúmulo de gordura acaba sendo um fator de risco para diversas outras doenças. Frequentemente relacionada aos hábitos alimentares inadequados, a obesidade ocorre também, em alguns casos, por desordens internas, que podem ser solucionadas com o tratamento correto.

Sintomas
Geralmente, o peso e a circunferência abdominal aumentada são os sinais evidentes de obesidade. Mas ela também pode ser determinada pelo IMC (Índice de Massa Corporal). O cálculo é: divida o peso (em kg) por duas vezes altura (em metros). O resultado revela se o peso está dentro da faixa ideal, abaixo ou acima do desejado – um valor acima de 30 é considerado obesidade.

Causas
Podem ser hereditárias, hormonais, mas também podem resultar de hábitos alimentares pouco saudáveis, que devem ser corrigidos.

Tratamento
Geralmente o tratamento envolve novos hábitos, como um estilo de vida mais saudável, dieta, aumento de atividades físicas. No entanto, o médico pode incluir medicamentos, se for necessário, ou indicar a cirurgia bariátrica, quando necessário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *