infecção

O que são
Também chamadas pelos médicos de gastroenterite aguda, as infecções intestinais atingem pessoas de todas as idades, e provocam desconforto intenso nos intestinos. Um vírus ou uma bactéria entra nas células intestinais e gera uma reação inflamatória. Nas crianças, o mais comum é o rotavírus, enquanto nos adultos o norovírus é o mais recorrente.

Sintomas
Náuseas, vômitos, perda do apetite, mal-estar, febre e dores abdominais, que podem se espalhar pelo corpo, são os mais comuns. Se a diarreia tiver sangue, pode indicar infecção por bactérias. Caso haja desidratação, deve-se procurar ajuda médica com urgência.

Causas
As gastroenterites podem ser causadas por vírus (mais frequentes) ou por bactérias, geralmente ao ingerir alimentos ou água contaminados.

Tratamento
O foco do tratamento é normalizar a hidratação, e para isso pode ser necessário internação hospitalar. Uma dieta própria pode ser orientada pelo médico, até que o quadro seja superado. Soro caseiro e outras medidas para hidratar o organismo também devem ser indicadas pelo clínico geral.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *