hipertiroidismo

O que são
A tireoide é uma glândula que produz os hormônios que influenciam várias funções no organismo humano, como os batimentos cardíacos, os movimentos intestinais, a capacidade de concentração do cérebro, o tônus da musculatura, a regulação dos ciclos menstruais, do humor e da respiração celular. Quando há baixa ou nenhuma produção desses hormônios, ocorre o hipotireoidismo. Já no caso de produção excessiva, tem-se o hipertireoidismo.

Sintomas
No hipotireoidismo, há cansaço, indisposição, leve depressão, pele seca e fria, atividade cerebral em decréscimo, entre outros sinais. No hipertireoidismo, o metabolismo fica ativado demais, e com isso, há tremor, olhos saltados, nervosismo e irritação, perda de peso, suores excessivos e intolerância ao calor.

Causas
No hipotireoidismo, podem ser duas: uma doença auto-imune que provoca a redução gradativa da glândula; ou iodo em níveis desregulados na alimentação. No hipertireoidismo, a causa geralmente é genética.

Tratamento
Varia de acordo com a causa da doença, e deve ser feito assim que o problema é diagnosticado. No hipotireoidismo, o indicado é fazer a reposição do hormônio, por toda a vida. No hipertireoidismo, o tratamento pode incluir medicamentos, iodo radioativo e cirurgia, mas também depende das causas da doença e de como ela afeta a vida do paciente. O médico avaliará cada quadro para indicar o melhor tratamento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *