diabetes

O que é
Diabetes Mellitus é uma doença causada pela dificuldade de produzir a insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e cuja função é ajudar na absorção da glicose pelo corpo. Também pode ser ocasionada por uma deficiência na ação desse hormônio, quando há resistência das células a ele.

Sintomas
Vontade de urinar com mais frequência, sede constante, aumento do apetite, alterações de visão, infecções na pele e nas unhas, impotência sexual e feridas nos membros inferiores que demoram a cicatrizar estão entre os sintomas mais percebidos.

Causas
Cada forma da doença é causada por um fator diferente. No tipo I, o pâncreas produz pouca ou nenhuma insulina; no tipo II, as células são resistentes à ação da insulina; na gestação, a doença é provocada pelo aumento excessivo de peso da mãe. Ela também pode ser causada, em outras situações, por doenças como as pancreatites alcoólicas, ou pelo uso de determinados remédios.

Tratamento
É preciso avaliar a causa para direcionar o tratamento mais adequado. O tipo I exige o uso de insulina por via injetável. O tipo II não é dependente das injeções no início, e pode ser controlado por medicamentos orais. Em todos os tipos da doença, a dieta equilibrada é necessária para seu controle. O acompanhamento de psicólogos e psiquiatras pode ajudar a controlar o peso e também reduzir as doses de remédios. Atividade física ajuda a diminuir o nível da glicose nos dois tipos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *