alzheimer

O que é
A demência de Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que causa o declínio das funções intelectuais, diminuindo as capacidades de trabalhar e de se relacionar com outras pessoas. Começa com a perda de memória mais recente, e evolui afetando a capacidade de aprendizado, de atenção, de orientação e de linguagem.

Sintomas
Inicialmente há perda de memória. Com a progressão da doença surgem confusão e desorientação, ansiedade, agitação, alterações na personalidade e no senso crítico, dificuldades nas atividades rotineiras, dificuldade de tomar decisões, perda de peso. Quadros bem avançados podem incluir problemas como incontinência urinária e fecal, e dependência progressiva.

Causas
Ainda são desconhecidas as causas exatas, mas normalmente elas se associam ao envelhecimento, e à predisposição genética para desenvolver o problema. Há menos casos de jovens com a doença.

Tratamentos
Embora hoje seja incurável, há formas de frear sua evolução, possibilitando mais qualidade de vida, quando se inicia o tratamento nas fases iniciais da doença. O médico fará as melhores indicações, mas o paciente pode ajudar, fazendo um diário sobre como os sintomas estão afetando sua rotina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *