anemia

O que é
A anemia mais comum é causada pela deficiência na concentração da hemoglobina (elemento do sangue que transporta oxigênio dos pulmões para o organismo), ou na produção das hemácias (o mesmo que eritrócitos ou glóbulos vermelhos). Ela se dá de diversas formas, e pode ser aguda ou crônica.

Sintomas
Nas anemias crônicas – que são as mais comuns – há palidez, cansaço, falta de memória, tonturas, fraqueza, dores musculares, sonolência, falta de ar ou respiração muito curta, palpitação e taquicardia.

Causas
A anemia pode ser adquirida ou hereditária. Na forma aguda, há perda expressiva e acelerada de sangue – o que pode acontecer em acidentes, cirurgias e sangramentos gastrointestinais, por exemplo. Na crônica, ela é causada por doenças de base (hereditárias ou adquiridas), como as causadas por deficiência nutricional, de ferro, da vitamina B12 ou de ácido fólico.

Tratamento
É preciso determinar o que provocou a falta de produção da hemoglobina para adotar o tratamento adequado. Somente o médico pode avaliar a melhor opção para superar a doença.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *