gripe

O que é
A gripe é uma doença comum em todo o mundo, cujo vírus – Influenza – pode ser adquirido várias vezes ao longo da vida. Ele atinge e infecta o sistema respiratório. No entanto, é muitas vezes confundida com outras viroses que afetam a respiração e possuem sintomas parecidos. Por isso, o diagnóstico deve ser feito pelo médico, por meio de avaliações clínicas ou exames.

Sintomas
A gripe começa com febre alta (em geral acima de 38ºC). Esse quadro persiste por cerca de três dias. Há dor muscular, dor de cabeça, de garganta e tosse, que se agravam conforme a doença progride.

Causas
A gripe é causada pelo vírus influenza, que tem sintomas fortes. Dessa forma ela se diferencia de resfriados (causados por rinovírus), que geralmente têm sintomas mais leves. 

Tratamento
Embora os medicamentos para gripe sejam facilmente comprados sem receita médica, é indicado consultar um alergista que identifique o quadro com maior precisão, diferenciando-a de outras doenças e assim evitando complicações e evoluções, orientando o tratamento mais adequado.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *