O que é
Dentro do pulmão, os brônquios, canais que levam ar até os alvéolos pulmonares, possuem cílios em seu interior. Eles atuam como controladores do muco presente nas vias respiratórias. Quando essa parte se inflama e fica contraída, chamamos de bronquite. Ela pode ser classificada como aguda ou crônica, dependendo do tempo em que dura a crise.

Sintomas
Nas duas formas (aguda e crônica), há muita tosse, que pode ser seca ou produtiva (com muco). Porém, na crônica, é sempre produtiva, há falta de ar e chiado.

 Causas
A bronquite aguda é causada geralmente por vírus, ou, em alguns casos, por bactéria. Mas as crises também podem se instalar com a poluição ambiental e química, ou mesmo com fumaça de cigarro. Já a bronquite crônica pode resultar do uso de cigarro ou de uma bronquite aguda que não foi tratada quando deveria.

 Tratamento
A bronquite aguda persiste geralmente por até quinze dias, e o médico é a pessoa indicada para recomendar uso de vaporizadores, de medicamentos ou descongestionantes certos. Já na bronquite crônica, a eliminação de alguns hábitos, como uso de cigarro, é essencial. Nas duas formas, a doença deve ser tratada e acompanhada por um profissional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *