O que é
Asma é o estreitamento dos bronquíolos (ramificações pequenas das vias áreas dentro dos pulmões), um problema que torna difícil a passagem do ar, provocando contrações ou broncoespasmos. As crises bloqueiam bastante a respiração, porque o ar se mantém nos pulmões, provocando sensação de sufoco. A doença pode atingir pessoas de qualquer idade, e geralmente é diagnosticada na infância.

Sintomas
Os mais frequentes são falta de ar, tosse seca, chiado e aperto no peito. Gripes e resfriados costumam agravar esses sintomas.

Causas
São hereditárias, mas alguns fatores podem agravar o quadro: para adultos, o fumo e a exposição a produtos químicos ou a agentes alérgenos (mofo, ácaros, cheiros fortes, e alimentos como leite e ovos) podem ser gatilhos para as crises. Além deles, resfriados, gripes, estresse emocional e exercícios feitos de forma vigorosa podem agravar os sintomas.

 Tratamento
É necessário acompanhamento médico para identificar os fatores de início das crises, avaliar o quadro e sugerir novos hábitos ou uso de medicamentos. Tudo isso será analisado pelo médico para chegar a um tratamento que dê boa qualidade de vida ao paciente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *