pressao alta

O que é
A hipertensão, ou pressão alta, é uma doença que pode acontecer em qualquer fase da vida. No corpo, por algum motivo as artérias ficam estreitas, e isso exige que o coração se esforce mais para impulsionar o sangue e receber seu retorno. Assim, a doença dilata o órgão e prejudica as artérias. Se for medida a pressão arterial em repouso e ela atingir 14 por 9 ou mais, pode-se considerar hipertensão. É importante lembrar, contudo, que uma medida única pode não ser definitiva, já que outros fatores, como ansiedade, podem alterar esses números.

Sintomas
A doença não apresenta sintomas, inicialmente. Eles aparecem apenas quando o quadro é avançado, ou quando a pressão se eleva de forma forte e rápida. Em algumas pessoas, esses sinais são tonturas, dores de cabeça e dores no tórax, por exemplo.

Causas
Na maioria dos casos, a doença tem origem genética. Mas os seguintes fatores podem facilitar seu surgimento: estresse, obesidade, uso de cigarro e de álcool com frequência, sedentarismo, diabetes e grande consumo de sal.

Tratamento
O cardiologista indicará os medicamentos apropriados para cada quadro, e orientará novos hábitos, como a prática de exercícios físicos, menor consumo de sal nos alimentos, controle de estresse e peso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *